LUIZ TARQUÍNIO (1844-1903)

 

Pai do idealizador e fundador do Clube Bahiano de Tênis. Proprietário do primeiro terreno do largo da Graça onde foi fundado a primeira sede do Clube.

Filho de ex- escrava, mal frequentou a escola. Sua carreira, de menino varredor de loja a grande industrial, é exemplo acabado do mérito vencendo obstáculos. Além de fundador, em 1891, de uma das maiores tecelagens do Brasil, criou naquele mesmo ano a primeira grande Vila Operária do país, antecedendo experiências como a de Jorge Street em São Paulo ou a de Delmiro Gouveia em Alagoas, ambas iniciadas em 1911. Foi um dos primeiros a introduzir benefícios trabalhistas como a licença maternidade.

– Nasceu em Salvador, na Bahia.
– Filho de Maria Luíza dos Santos, ex-escrava, com quem aprendeu a ler e a escrever. Mais tarde, Luiz frequentou a escola pública por três anos.
– Durante a infância, vendeu bilhetes de loteria, doces, bolos, artesanato. Foi também moleque de recados e carregador, subindo e descendo as ladeiras de Salvador.
– Aos dez anos, começou a trabalhar na loja de tecidos de Lino Porphyrio da Silva. Era encarregado da limpeza e dos serviços gerais, mas, como conhecia as quatro operações de cálculo e era desembaraçado, logo foi promovido ao atendimento dos clientes no balcão.
– Em 1859, foi trabalhar para João Gaspar Bruderer, sócio inglês de Bruderer Cia., importadora e atacadista de tecidos. Aprendeu inglês ouvindo os funcionários da empresa. Encontrou quem lhe ensinasse contabilidade empresarial, leu e estudou inúmeras obras. Em 1864 realizou sua primeira viagem à Europa.
– Em 1890, era sócio de Bruderer e grande importador de tecidos. Em 1891, Tarquínio criou a Companhia Empório Industrial do Norte, localizada no bairro da Boa Viagem: quatro anos depois, a empresa já fabricava metade da produção de tecidos de algodão cru do Estado, empregando um terço de todos os operários e dois terços de todos os teares.
– Construiu a primeira vila operária do País. Foi dos primeiros, se não o primeiro, a introduzir benefícios trabalhistas como a licença-maternidade. Autodidata, participou intensamente dos debates sociais e econômicos de sua época, a começar pela abolição da escravatura.

Fonte: http://pioneiroseempreendedores.unifor.br/index.php…

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Tarqu%C3%ADnio

http://www.ibahia.com/…/…/a-vila-operaria-de-luis-tarquinio/

3 Responses

  1. Unquestionably believe that that you stated. Your favorite reason seemed to be on the net the easiest factor
    to take into accout of. I say to you, I certainly get annoyed while other people
    think about worries that they just don’t recognise about.
    You controlled to hit the nail upon the highest and outlined out
    the entire thing without having side-effects , other people could take a signal.
    Will likely be back to get more. Thanks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado