Tenistas de 18 países disputam a edição de 30 anos do Bahia Juniors Cup, o maior da história do Nordeste.

Sobrinho de Fernando Meligeni é atração na 31ª edição do evento que é o mais forte da história. Baianos são destaques na competição

Foram divulgadas as listas dos tenistas da 31ª edição do Bahia Juniors Cup, torneio mundial juvenil e maior da história do Nordeste que será disputado entre os dias 17 e 24 de outubro de 2015 em comemoração aos 30 anos do evento que e retorna à casa onde nasceu, o Clube Bahiano de Tênis, situado no bairro da Graça, em Salvador (BA).

O tradicional clube que completa 100 anos em 2016 receberá atletas de 18 países distribuídos nas chaves do masculino e feminino no torneio mundial para até 18 anos chancelado pela Federação Internacional de Tênis, além de tenistas para os torneios do circuito Cosat (Confederação Sul-Americana) nas categorias 16 a 14 anos além das categorias 11 e 12 anos chancelada pela Confederação Brasileira de Tênis.

O torneio abrigará atletas do Brasil, Venezuela, Rússia, Estados Unidos, Bolívia, Grã-Bretanha, França, Portugal, Egito, Colômbia, Argentina, Paraguai, Uruguai, Equador, Índia, Noruega, Chile e Costa Rica.

A competição mundial, que este ano cresceu e se tornou um evento Grau 3 em pontuação (antes era Grau 5) e se tornou uma das três maiores do país junto com Londrina (PR), terá as presenças de destaque de Felipe Meligeni Alves, sobrinho de Fernando Meligeni, ex-top 25 do mundo e semifinalista de Roland Garros em 1999. Felipe Meligeni vem se destacando recentemente ao ter conquistado seu primeiro título no circuito mundial juvenil, em Montevidéu, no Uruguai, e ter entrado no top 100 pela primeira vez se colocando como o quarto melhor juvenil do país.

“Joguei ano passado o torneio que é muito bem organizado e que será ainda melhor para mim e pros outros tenistas pelo aumento na pontuação. Adoro jogar na quadra rápida, se adapta bem ao meu estilo e espero uma boa campanha para quem sabe sair com o título. Será mais uma importante competição na busca pelo meu objetivo de disputar os Grand Slams em 2016”, afirmou Felipe que treina em São José dos Campos (SP).

Gabriel Decamps é outro destaque no evento e será um dos favoritos. O paulista entrou em evidência ao conquistar o Rendes-Vous à Roland Garros na etapa de São Paulo e no pé da Torre Eiffel em Paris e disputar Roland Garros, um dos quatro maiores torneios da categoria. Com 16 anos ele está entre e esta semana defende o Brasil na Copa Davis juvenil em Madri, na Espanha, em plena Caja Mágica, que abriga dois dos principais torneios do mundo, o Masters 1000 e WTA Premiere que tem nomes como Rafael Nadal, Novak Djokovic, Roger Federer, Serena Williams, entre outros.

No feminino, a paulista Thaísa Pedretti, de 16 anos, campeã do Bahia Juniors Cup em 2013 quando ainda começava na categoria 18 anos e hoje entre as 70 melhores do mundo e número 1 do Brasil, será uma das principais favoritas e buscará o bicampeonato e mais pontos na briga para entrar direto nos Grand Slams em 2016.

“Esta edição será a maior de todas do Bahia Juniors Cup, a de melhor nível técnico. São atletas de todos os cantos do mundo, com fortes nomes, alguns deles no top 100 e brasileiros de destaque como Felipe, o sobrinho do Fernando Meligeni, a Thaísa Pedretti que já foi campeã aqui e volta entre as 70 melhores do ranking e Gabriel Decamps que é outra grande promessa e disputou Roland Garros. Será uma semana recheada de bom tênis e com vários dos grandes nomes do tênis no futuro”, disse Gian Biglia, diretor do torneio que acompanha de perto o término das obras de construção das oito novas quadras que serão inauguradas com a competição. A revitalização do Clube Bahiano de Tênis é fruto de uma parceria com a construtora Moura Dubeux que constrói ao lado o residencial de luxo, o Mansão Bahiano de Tênis.

Baianos buscam canecos na competição – A 31ª edição do Bahia Juniors Cup será recheada de atletas baianos brigando pelo título em todas as categorias. Atual vice-campeão no torneio mundial, Leonardo Menezes volta para brigar pelo caneco perdido no ano passado. Na categoria 14 anos,com pontos para o ranking Sul-Americano, Nathan Rodrigues, número três do país e apenas em seu primeiro ano na categoria, foi campeão das etapas do Circuito Nacional Correios da CBT no Rio de Janeiro, vice em São Paulo e vice-campeão do Brasileirão realizado em Uberlândia. Ainda na categoria, três atletas do Clube Bahiano de Tênis vão buscar o título. Nachave masculina Gustavo Schwebel, e na feminina Maria de Menezes, terceira do país, tentará o título para a Bahia junto com Catharina Azevedo em torneio que terá a presença também a vice-líder nacional, Nalanda Silva.

A lista do torneio de 11 e 12 anos será divulgada apenas na próxima semana quando se encerram as inscrições.

O Bahia Juniors Cup é um torneio de tradição no tênis nacional e do Nordeste. Chamada de Copa Econômico anteriormente, o evento recebeu nadécada de 90 nomes como Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, Marcos Daniel, Marcelo Saliola além do baiano Eduardo Catharino Gordilho, o Duda Catharino. Em 1992, Guga, tricampeão de Roland Garros em 1997, 2000 e 2001, passou pela competição e foi campeão dos 16 anos sobre o Duda Gordilho. No feminino, Andrea Vieira, última top 100 do ranking mundial até o sucesso de Teliana Pereira, que também participou da competição.

O Bahia Juniors Cup conta com o patrocínio do Governo do estado da Bahia pela Sudesb e Bahiatursa, da Construtora Moura Dubeux, dos Correios eda Federação Bahiana de Tênis. O evento tem o apoio da Gatorade, AMBEV e Faculdade IBES/FACSAL e é realizado pela Confederação Brasileira de Tênis, ITF e Cosat.

O torneio terá a transmissão das principais partidas pela TV Kobertura.

Fabrizio Gallas – Gallas Press – MTb – Nº 32361/RJ