Últimos dias de Inscrições para a 31ª edição do Bahia Juniors Cup, o maior torneio de tênis juvenil da história do Nordeste.

Torneio em Salvador (BA) retorna ao Clube Bahiano de Tênis e comemora 30 anos de sua 1ª edição.

pppppppppppppp

Termina na próxima segunda-feira, dia 28, as inscrições para as categorias 14 e 16 anos da 31ª edição do Bahia Juniors Cup, torneio mundial juvenil e maior da história do Nordeste entre os dias 17 e 24 de outubro de 2015. A competição comemora 30 anos de sua primeira edição e retorna à casa onde nasceu, o Clube Bahiano de Tênis, situado no bairro da Graça, em Salvador (BA), que completa 100 anos em 2016.

As categorias 14 e 16 anos contam pontos para o ranking sul-americano do Cosat e também para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis. As inscrições para as categorias 11 e 12 anos, que contam pontos para o ranking da CBT, estão abertas até o dia 5 de outubro.

As inscrições para a competição mundial com pontuação Grau 3 para o ranking da Federação Internacional de Tênis foram encerradas nesta segunda-feira e a lista com os jogadores será divulgada nos próximos dias.

A competição, antes um evento Grau 5, subiu de graduação para esta edição se tornando uma das três maiores do país junto com Londrina (PR), ficando atrás somente do Campeonato Internacional Juvenil, em Porto Alegre (RS) e o Banana Bowl, jogado este ano em São José dos Campos (SP).

O torneio, o maior da história do Nordeste no juvenil, volta a ser jogado nas quadras do Clube Bahiano de Tênis que completa 100 anos de existência em 2016 e é berço do tênis baiano. A 31ª edição do Bahia Juniors Cup vai inaugurar as oito novas quadras do clube, sendo quatro abertas e quatro cobertas, todas de piso duro, e completará toda sua revitalização na parte social para o próximo ano. A revitalização eo Clube Bahiano de Tênis é fruto de uma parceria com a construtora Moura Dubeux que constrói ao lado o residencial de luxo, o Mansão Bahiano de Tênis.

“O Clube Bahiano é o berço do tênis aqui na Bahia e onde foi disputada a tradicional Copa Econômico idealizada e criada  em 1985 pelo então Diretor de Tênis do clube, Luiz Tarquinio Pontes,  recebendo os maiores nomes do país como o Guga, Fernando Meligeni, Saliola e outros tantos. Nada mais justo que a maior competição juvenil do Nordeste voltar pra casa e voltar a ter tamanho e a dimensão da competição anterior. O evento tradicionalmente é um seleiro de grandes atletas do futuro. Estamos vendo aí o atual campeão Igor Marcondes entre os 70 melhores do mundo assim como Gabriel Sidney que fez semi em 2013. Com o crescimento da competição só esperamos a vinda de mais atletas de grande expressão nacional e do exterior em busca de mais e importantes pontos no ranking”, declarou Gian Biglia, diretor do evento.

O Bahia Juniors Cup volta também ter o antigo status da Copa Econômico como o maior torneio juvenil do Nordeste da história. Na década de 90 o evento recebeu nomes como Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, Marcos Daniel, Marcelo Saliola além do baiano Eduardo Catharino Gordilho, o Duda Catharino. Em 1992, Guga, tricampeão de Roland Garros em 1997, 2000 e 2001, passou pela competição e foi campeão dos 16 anos sobre o Duda Gordilho. No feminino, Andrea Vieira, última top 100 do ranking mundial até o sucesso de Teliana Pereira, participou da competição.

Lembro-me da minha primeira participação na antiga Copa Econômico. Tinha uns 8 ou 9 anos onde o objetivo era participar e sonhar, um sonho distante vendo os juvenis tops brasileiros da época jogarem, Jaime Oncins, Walmir Bandeira, Marcos Barbosa, Marcelo Saliola. Tendo essa referencia na mente só me restava treinar. Anos depois esse sonho já não era mais distante e eu já fazia parte do seleto grupo de campeões da Copa Banco Econômico/Bahia Juniors Cup, fazendo finais inesquecíveis com Guga Kuerten, Marcos Daniel, Daniel Melo e outros grandes tenistas e amigos. O Bahia Juniors Cup representa isso para a nova molecada tenista da Bahia, serve como referencia e sonho,” ressaltou Duda Catharino que comandará uma equipe de treinamento no Clube Bahiano.

Além destes fortes nomes, o torneio vem sendo característico por revelar grandes talentos nos últimos anos. Em 2013 o baiano Silas Cerqueira igualou o feito de Duda Catharino sendo campeão sobre o paulista de Caraguatatuba (SP), Igor Marcondes, campeão da última temporada, e que vive sua melhor fase atualmente como número dois do país e no top 65 do mundo, convocado para treinar com o time oficial do Brasil na Copa Davis esta semana.

As inscrições podem ser feitas nas categorias 14 e 16 anos pelo site da CBT no link http://www.tenisintegrado.com.br/torneio_painel_insc/index/6750 e na categoria 11 e 12 anos podem ser feitas pelo link http://www.tenisintegrado.com.br/torneio_painel_info/index/6788

O Bahia Juniors Cup conta com o patrocínio do Governo do estado da Bahia pela Sudesb e Bahiatursa, da Construtora Moura Dubeux, dos Correios e da. O evento tem o apoio do Clube Bahiano de Tênis, da Gatorade, AMBEV, Faculdade IBES/FACSAL,e é realizado pela Federação Bahiana de Tênis, pela Confederação Brasileira de Tênis, e supervisionada pela ITF e Cosat. 

Fabrizio Gallas – Gallas Press – MTb – Nº 32361/RJ
Mais informações – (21) 994014697 / (21) 994004061 (whatsapp) ou fabrizio@gallaspress.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *